Solução para o Cadastro Negativo – Boa Vista

Contexto

A Negativação é uma das possibilidades em que o credor pode cobrar os seus consumidores. Onde o registro de uma dívida não paga vinculada ao CPF desse consumidor (devedor) é incluída no Banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito – SCPC e vinculada ao CNPJ no SCPCE. Tudo isso, tendo previamente recebido a comunicação sobre esta inclusão – seja por meios digitais ou impressos.

Nossa pesquisa de Mapeamento sobre dores dos credores, realizada entre janeiro/21 à julho/22, nos apontou
11 necessidades, que por sua vez, 4 envolviam diretamente os nossos credores. Dessas necessidades, 2 dores representam as maiores reclamações.

O credor tem a necessidade de informações mais claras para ter entendimento da Negativação. Como consequência, busca apoio do seu comercial, que pode não ter o material adequado para auxilia-lo. O processo atual de solicitações (SLA) é demorado para o credor, e o mesmo necessita de um retorno mais ágil. O template (layout) oferecido torna uma tarefa de alta complexidade. Existe um alto índice de rejeição e isso dificulta a curva de aprendizado, criando uma barreira para memorização das tarefas. O credor tem a necessidade de acompanhar os comunicados dos clientes, mas atualmente não consegue visualizar essas status do sistema.

O que o nosso credor deseja?

O credor deseja ter autonomia, informações claras para que possa ter o entendimento na hora da tomada de decisão – na Negativação. O layout que oferecemos tem um alto índice de rejeição e o credor deseja visualizar as etapas dos comunicados dos seus clientes.

Segundo o relatório de pesquisa de satisfação* realizada em 2022:23,5% dos credores utilizaram a Negativação; 21,6% dentre os que utilizam, desejam a sua digitalização Dados internos apontam as reclamações realizadas** dos clientes Top10 - Top30, representou: 40,5% Comunicado espelhado; 21,6% Inclusão de Débito Foram feitos 570 atendimentos entre jan/21 à jul/22. Sendo que somente em 2022: 372 atendimentos foram sobre reclamações do layout, isso representa; 65,2% do total dos atendimentos

*Pesquisa realizada no 1º semestre de 2022, sobre: Mapeamento das dores dos clientes (credores) entre janeiro/21 - julho/22;

**Coleta de dados internos sobre reclamações realizadas entre janeiro/21 - julho/22, focada no Top10 - Top30.

O que o nosso credor espera?

O credor espera que o processo de inclusão dos dados seja rápido, com baixo índice de rejeição e intuitivo. Espera visualizar esses dados incluídos, ter um feedback claro e acompanhar as etapas do processo de forma autônoma, com baixo índice de rejeição e erros.

O template (layout) oferecido torna uma tarefa de alta complexidade. Existe um alto índice de rejeição e isso dificulta a curva de aprendizado, criando uma barreira para memorização das tarefas.

Como podemos oferecer ao nosso credor a melhor forma de enviar os dados para recuperação?

O credor tem a necessidade de acompanhar os comunicados dos clientes, mas atualmente não consegue visualizar essas status
no sistema.

Como podemos minimizar a abertura de chamados por demandas de visualização de comunicados?

Incertezas

Quando o credor é confrontado pelas dificuldades do processo atual. Cria-se receios de cometer novos erros e assim busca pelo apoio do seu Comercial. Esse ciclo de dificuldades podem gerar maior rejeição e ocasionar reclamações recorrentes para o Atendimento.

Decisão

Nosso credor então pensa em ir para concorrência, pois gostaria de se sentir mais seguro nas decisões e ter um retorno mais assertivo dos problemas encontrados. Nesse momento de decisão temos a nossa oportunidade
o dashboard de Negativação.

Dashboard de Negativação

Nosso credor deseja incluir seus clientes no nosso banco de dados, pois se sente mais seguro de acompanhar todo o processamento desse lote. A Boa Vista passa confiabilidade quando damos autonomia para o nosso cliente. Com isso o nosso credor poderá incluir seu lote de clientes com visibilidade em sua planilha.

Poderá acompanhar os lotes que apresentarem erros cadastrais. Com a nossa inteligência poderemos sinalizar quais erros e fornecer visualmente onde e como poderá corrigi-los, para que possa inclui-los novamente no nosso fluxo de processamento de dados.

Como também poderá acompanhar o andamento dos processos de comunicação da régua de acionamento. De forma que poderá visualizar o status e progresso de cada um dos lotes enviados – para uma visualização mais efetiva dos eletivos. Por fim, ter seus relatórios organizados e com uma boa visibilidade.

Conclusão

A inclusão dos clientes no banco de dados não é apenas uma etapa operacional, mas uma iniciativa estratégica que fortalece a relação entre o credor e a Boa Vista. Mais do que processar informações, trata-se de oferecer autonomia e confiança, traduzidas em clareza, organização e inteligência aplicada ao fluxo de dados.

Essa solução não só garante a correção ágil de inconsistências, mas também torna visível cada fase da régua de acionamento, transformando relatórios e planilhas em ferramentas de decisão com real valor estratégico. O impacto disso pode ser medido em três frentes:

  • Maior controle e autonomia para o credor na gestão dos lotes.
  • Redução do tempo gasto em correções manuais e retrabalhos.
  • Transparência e previsibilidade em todo o ciclo de comunicação com os clientes.

Assim, a Boa Vista não apenas entrega confiabilidade, mas eleva a experiência do credor a um novo patamar de eficiência e segurança.

Site criado por NB Editorial Copyright © 2025 – Todos os direitos reservados